“Papos de Mulher”: programa é atração aos sábados na Rádio Independente
- Universo Mulher
- 28 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Aline Silva aborda temas voltados ao público feminino
Por Henrique Pedersini

Apresentar um programa de rádio em uma emissora onde a grande maioria dos âncoras são homens já é um feito na carreira da radialista Aline Silva, de 31 anos. Mas ela conseguiu bem mais que isso: criou um ponto de encontro para as mulheres do Vale do Taquari sem que fosse preciso sair de casa.
Transmitido aos sábados pela Rádio Independente de Lajeado, das 10h às 11h, o “Papos de Mulher” explora temas que fazem parte vida delas, inclusive trazendo casos de sucesso que envolvem o mercado de trabalho, esporte, política e outras áreas que deixam de ser dominadas pelos homens e agregam atributos femininos.
Natural de Fazenda Vilanova, formada em Pedagogia e com mais de uma década atuando como produtora na Rádio Independente, Aline Silva foi a idealizadora do “Papos de Mulher”. Ela recebeu aval da direção para transformar um programete em uma atração que ocupasse um dos horários mais disputados na emissora. A primeira edição foi ao ar dia 21 de setembro de 2013 e não saiu mais da programação, ganhando patrocinadores e reconhecimento.
Aline comenta que trabalhar com o público feminino era uma das metas de sua carreira. “Com o programa conseguimos alcançar mulheres que não estão numa bolha de privilégios”. A radialista ainda revela que participa de cerca de dois eventos por semana voltados às mulheres na região, além de concursos, palestras e debates.

Adepta ao feminismo, Aline afirma segurança para abordar qualquer assunto em seu programa. Segundo a radialista, é possível falar de temas mais específicos como maquiagem, cabelo e cuidados com a pele sem deixar de enfatizar os exemplos de mulheres empreendedoras, com voz ativa no núcleo empresarial, familiar e social. “O machismo existe e é acentuado pela cultura da região, mas avançamos muito, uma vez que não é surpresa ver mulheres em profissões que antes eram exercidas por homens.” O rádio é um exemplo disso: no Grupo Independente há cinco homens que ancoram programas, além de todo departamento comercial e administrativo.
O “Papos de mulher” também desperta o interesse do público masculino, sendo uma forma dos ouvintes conhecerem mais sobre o que pensam estas mulheres em destaque no vale. “Em seis anos apenas um homem disse que o programa influencia negativamente as mulheres”, recorda.
Quanto à repercussão dos debates, Aline acredita que é possível influenciar mulheres que são vítimas de violência para que elas denunciem e não aceitem agressões de qualquer natureza. Além disso, a apresentadora se diz contente pelo reconhecimento na rua pelos ouvintes, quando participa de eventos ou através da interação pelas redes sociais durante os 60 minutos em que está no ar.
TALKS AND DRINKS
A proposta do “Papos de Mulher” ultrapassou os limites do estúdio e, desde o ano passado, conta com a apresentação em sedes de empresas parceiras, entidades e em pontos de outras cidades do Vale do Taquari. O objetivo foi seguir com os temas voltados às mulheres, mas com o ingrediente de criar um ambiente pertinente à temática escolhida. “Requer muita produção, pois queremos que cada pessoa que vá, viva uma experiência e não apenas participe de um programa de auditório”, comenta. Em 2019 já são sete edições e um dos desafios é visitar mais cidades da região.
SERVIÇO
O que é: Programa “Papos de Mulher” Horário: 10h às 11h Onde: AM 950, www.independente.com.br, Papos de Mulher, Aline Silva (Facebook).




Comentários